O Marketing Digital continua mais forte que nunca. O sucesso de estratégias voltadas para a internet atrai empresas de todo o tipo e tamanho. 
Inteligência artificial e comunicação visual são algumas das tendências para o próximo ano. Perceber como utilizá-las a favor da sua empresa pode ser fundamental para enfrentar a concorrência e conquistar os consumidores!
 
INTELIGÊNCIA ARTIFICAL
A inteligência artificial veio para ficar. Esta já aplicada em recursos como os chatbots, atendedores virtuais que simulam um humano e conseguem ajudar os utilizadores.
Para este novo ano, este desenvolvimento tecnológico vem tornar a experiência dos utilizadores cada vez mais qualificada. Hoje, a maior parte deste tipo de serviços de reconhecimento de voz já processa até as falas mais confusas, como as das crianças pequenas.
Cabe às empresas usar esta tendência para aumentar a presença no mercado e aumentar a proximidade com o seu público alvo. 
 
CRIAÇÃO DE CONTEÚDO ÁUDIO
Assim como as imagens o áudio vem ganhando força ao longo dos tempos. A procura por experiências cada vez mais rápidas e eficientes tem levado os utilizadores a dar muita importância aos conteúdos sonoros.
Se o podcast tiver um conteúdo relevante o seu efeito na audiência é enorme. Tratando-se de uma oferta gratuita, o cliente vai se sentir privilegiado por ter acesso a ele. Por consequência, será recomendado a terceiros, aumentando o alcance orgânico da sua marca. 
 
CHATS PRIVADOS PARA COMUNICAR
O uso de redes sociais para interagir com consumidores foi uma das grandes revoluções na era da transformação digital.
Os chats privados fazem parte do quotidiano em geral. Por isso, porque não investir na comunicação em aplicações que funcionam como chats privados?
É o caso do WhatsApp Business que já tem sido utilizado para vendas e a tendência é aumentar para outras áreas, como a aquisição de leads.
Por exemplo, em vez de oferecer uma newsletter, algumas marcas oferecem a inclusão em grupos de WhatsApp.
 
EXPANSÃO DA PROCURA VISUAL
A procura visual é um recurso cada vez mais frequente, que permite que uma pesquisa se inicie a partir de uma imagem enviada pelo utilizador, podendo ser até um printsreen.
Trata-se de um método que pode se muito interessante na integração deste tipo de procura em e-commerces.
 
É, portanto, fundamental manter o seu inventário atualizado e otimizar o SEO, principalmente o relacionado com as imagens. Inserir title tags e descrições é fundamental para que o algoritmo procure e perceba que se trata de uma figura e posso relacionar com as pesquisas realizadas pelos utilizadores.